ILUMINA launches official website and reinforces monitoring of ongoing projects

O projeto Ilumina, promovido pela Fundação Iberdrola e cofinanciado pelo programa Interreg POCTEP 2021-2027 da União Europeia, deu mais um passo na sua execução com a conclusão do diagnóstico dos elementos patrimoniais, naturais, históricos, culturais e turísticos dos municípios espanhóis e portugueses que o integram.

Esta iniciativa transfronteiriça, que promove o turismo cultural noturno e valoriza o património histórico e natural, abrange as localidades extremenhas de Valencia de Alcántara, Alburquerque e La Codosera e as portuguesas do Alentejo - Campo Maior, Marvão e Monforte. O seu âmbito de atuação decorre entre 2024 e 2026.

Para realizar o diagnóstico, foram analisados, caracterizados e observados no terreno os elementos patrimoniais dos seis municípios, bem como efetuada uma análise e investigação documental sobre a procura e oferta turística do território e sobre o turismo cultural noturno.
Após o trabalho de campo, foram preenchidas fichas de todos os recursos de interesse, incluindo a sua descrição, justificação de valor, contextualização territorial e socioeconómica, acessibilidade, estado de conservação, ameaças e riscos, e integração em rotas turísticas existentes, entre outros aspetos.
Neste vasto catálogo de recursos figuram desde espaços naturais, albufeiras e sítios arqueológicos até igrejas, castelos, pontes, festas tradicionais, festivais, trilhos históricos e eventos gastronómicos.

O diagnóstico sistematiza um conjunto de recomendações e ações destinadas a potenciar os elementos patrimoniais e a desenvolver produtos e experiências de turismo cultural noturno.
O projeto Ilumina prevê, entre outras iniciativas, a iluminação ornamental de três monumentos do património da Extremadura e do Alentejo: o Santuário de Nossa Senhora de Carrión, em Alburquerque (Badajoz); o Castelo de Valencia de Alcántara (Cáceres); e o Castelo de Ouguela, em Campo Maior, no distrito de Portalegre.

Com estas ações, procura-se um aproveitamento integrado dos recursos do território, assente em parâmetros turísticos e critérios de sustentabilidade, capaz de gerar e projetar uma imagem forte, atrativa e singular, e de se constituir como polo de atração para um perfil de turista que valorize a biodiversidade, o património histórico e a cultura local.

ILUMINA moves forward with lighting work on the three selected elements

Após as visitas realizadas pelo atelier de arquitetura aos três elementos patrimoniais selecionados, juntamente com os respetivos proprietários, as propostas iniciais dos projetos de iluminação estão a ser atualizadas, de forma a adaptarem-se com maior precisão às características específicas e às necessidades reais de cada local.

Estas alterações permitem uma melhor integração das soluções propostas nos respetivos contextos, reforçando o respeito pelo enquadramento histórico e paisagístico e mantendo o compromisso de evitar qualquer impacto visual ou luminoso indesejado.